Registrar despesas, criar metas e procurar por descontos podem te ajudar a gastar menos
Pessoas que não organizam as finanças costumam chegar no fim do mês sem saber onde foi parar parte do salário. Quem costuma usar o cartão de débito ou crédito diariamente, sem fazer o controle de perto do dinheiro, tem uma surpresa quando abre o aplicativo do banco para checar o saldo de sua conta. O impacto das pequenas compras do dia pode ser maior do que parece. No fim do mês, elas costumam comprometer a maior parte do orçamento do consumidor que não consegue se controlar. Veja algumas dicas para economizar no dia a dia:
1- Registro de despesas – Anote todos os gastos, do café da manhã ao jantar. Ao ter em mãos o impacto financeiro de pequenos impulsos, o consumidor começará a questionar sobre a real necessidade de suas compras antes de fazê-las. Sempre aceitar a segunda via do cartão é uma forma de se organizar. Depois, é só anotar tudo em uma planilha. Você também pode escolher um aplicativo que monitora as operações bancárias.
2- Criar metas – Escreva quanto você ganha e quanto pretende gastar com cada área. Por exemplo, 50% com gastos essenciais, como aluguel, mercado, gasolina e etc. Você pode deixar 15% para prioridades, como pagar dívidas antigas. O consumidor também deve separar parte do salário para guardar na poupança ou investir, ou até mesmo utilizar as duas opções. Ao registrar suas despesas, você saberá melhor quanto será necessário para as despesas de rotina.
3- Participe de clubes de descontos – Existem empresas que organizam listas de parceiros que oferecem diferentes vantagens em compras, é a oportunidade de economizar com compras de roupas, eletrodomésticos, mercado, alimentação e lazer. Um exemplo é o Clube de Descontos Use Mais. Entre as opções mais acessadas pelos membros está o cupom de até 35% no Burger King. Outra parceria que tem destaque no clube é a loja Netshoes, que oferece descontos de até 15% em produtos esportivos. Além destas opções, o clube tem parceria com mais de 800 lojas físicas e virtuais. Para participar e começar a economizar, basta fazer cadastro gratuito no site do clube.
4- Guarde dinheiro extra – Não se deve contar com a restituição de imposto de renda e 13º salário como parte do orçamento de rotina. A melhor opção é guardar o dinheiro ou investir. É importante ter a opção definida antes de receber o dinheiro, para não ter tempo de encontrar o pretexto para gastá-lo.
5- Um dia do mês, não compre – Consumir pode se tornar um hábito. Escolha um dia do mês para não comprar. Leve almoço e lanche preparado em casa para o trabalho. Pegue carona com um colega ou familiar e não marque jantar fora de casa. A mudança de hábito, mesmo sendo apenas um dia no mês, pode despertar para um novo estilo de vida.